Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

CLARA VIRA PROSTITUTA DEPOIS DE SER ABANDONADA POR FRED


A derrocada de Clara (Mariana Ximenes) começa quando Diana (Carolina Dieckmann) a desmascara na frente de toda a família Gouveia. Clara usa os aparelhos de celular de Mauro (Rodrigo Lombardi) e Diana, passando mensagens comprometedoras. Mas a jornalista consegue colher as impressões digitais da empregada nos telefones e nos remédios de Antero (Leonardo Villar), provando, assim, que tudo foi armação. E ainda aproveita para contar que Clara é uma ladra.

Bete (Fernanda Montenegro) fica tão indignada, que coloca a empregada no olho da rua na hora. "Sai daqui, Clara. Some da minha casa. Quero ver você longe da minha família. Agora! Já! Some!", grita. Não bastasse isso, Fred (Reynaldo Gianecchini) sabe do barraco e, como adiantamos na edição passada, também bota a parceira na rua, com medo de se comprometer.

Sem saber o que fazer, Clara encontra Agnelo (Daniel de Oliveira), que diz que Fred contou a Totó (Tony Ramos) que ela iria se casar. Na mesma hora, a loira tem uma ideia: voltar para a Itália e reconquistar o filho de Bete. E, para isso, decide voltar a se prostituir para juntar dinheiro e comprar a passagem de avião. Clara volta até para a casa da avó, Valentina (Daisy Lúcidi), a fim de economizar a grana do aluguel. Bem feito!

DIANA DISCOBRE QUE GÉRSON É PEDÓFILO


O matrimônio de Diana (Carolina Dieckmann) e Gerson (Marcello Antony) ocorre como manda o figurino. Os dois sobem ao altar numa linda e tradicional cerimônia na igreja, e todos os parentes e amigos apostam que o amor será para sempre. Apenas Mauro (Rodrigo Lombardi), claro, mostra-se inconformado.

O mais inacreditável, porém, acontece: a união do milionário com a jornalista fracassa já na lua de mel, quando ambos viajam para uma praia paradisíaca!

Incapaz de se manter longe do computador, Gerson chega a abandonar a mulher sozinha um dia inteiro para ficar acessando a internet. Magoada, Diana reclama com o marido sobre a ausência dele, justamente, no momento que deveria ser o mais feliz da vida deles.

Na manhã seguinte, pinta a maior crise. O casal está na praia, deitado após um banho de mar e muitos amassos, quando é surpreendido por uma bola que rola ao encontro dos dois. De repente, uma menininha surge para pegar a bola e Gerson a observa completamente fascinado. Diana se emociona ao ver o marido encantado com a criança e, quando a pequena se afasta, ela diz, ingênua: "Você dará um bom pai!".

Para surpresa da jornalista, Gerson reage com horror à idéia e garante: jamais terá um filho. Diana estranha e chega a argumentar que um homem recém-casado não pode ter esse pensamento, mas o piloto é taxativo ao pedir que ela nunca mais comente o assunto.

A volta para a mansão dos Gouveia não é melhor. Gerson se gaba com os avós mentindo que a lua de mel foi ótima e tem uma briga terrível com Diana. Isso porque a moça muda a decoração do quarto deles e leva o computador do marido para o escritório.

Totalmente descontrolado, o ricaço grita com a esposa e vai imediatamente pegar o aparelho para instalar novamente em seus aposentos. A gritaria é tão grande que é ouvida por toda a família. Mauro se preocupa com o desentendimento e tenta apoiar a amada. Só que acaba discutindo com Gerson, que ordena ao amigo que não se envolva em seu casamento.

Não demorará muito para a perspicaz Diana descobrir o segredo do companheiro com quem se casou de forma tão prematura. Segundo fontes ligadas à produção da novela, Gerson, na verdade, é pedófilo e passa horas no computador observando fotos de crianças nuas. E, se o autor Silvio de Abreu não mudar de ideia no decorrer da trama, o personagem ainda dará muito trabalho a Diana e ao resto da família por causa de seus delitos envolvendo menores.

FRED E SAULO SE UNEM CONTRA BETE E MAURO


Com um filho assim, quem precisa de um inimigo? Saulo (Werner Schünemman) se unirá a Fred (Reynaldo Gianecchini) para atingir Bete (Fernanda Montenegro), em “Passione”. A dupla peso pesado vai boicotar um projeto da Gouveia com a finalidade de acabar com o reinado da presidente da metalúrgica e de seu braço direito, Mauro (Rodrigo Lombardi).

O falso advogado diz ao filho da empresária que o negócio é sabotar a atual menina dos olhos da empresa: a bicicleta Skinny Top. “Esse é o projeto mais importante da Gouveia, um projeto que sua mãe e Mauro estão tocando. Se você quiser, pode fazer deste produto o maior fracasso da história”, garante Fred.

Saulo se anima, mesmo sabendo que sairá prejudicado financeiramente. “Se isso fizer com que minha mãe perca a presidência e a gente possa botar Mauro na rua, eu não me importo”, afirma o empresário, que logo dá procedimento ao plano. Saulo, então, entra no computador de Mauro e altera os dados de segurança do
freio da bicicleta, na véspera do executivo mandar o projeto para a fábrica para entrar em produção. “Só imagina o desastre que vai ser. Criancinha comprando a bicicleta do momento, achando que é o último modelo de ponta e se esborrachando no chão, pais desesperados e furiosos... E quem vai levar a culpa?”, regozija-se o empresário.

Fred ainda põe mais lenha na fogueira ao dizer que não só a empresa levará a culpa, como também os responsáveis pelo projeto: Bete e Mauro. "Vai ser o maior recall de bicicletas que o país já viu!”, celebra o vilão.

sábado, 5 de junho de 2010

TOTÓ EXPULSA BETE DE SUA CASA NA ITÁLIA


O primeiro encontro de Bete (Fernanda Montenegro) e Totó (Tony Ramos) será muito diferente do que ela imaginou. Em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 16, ela irá atrás do filho na Itália e será desprezada pelo camponês.

Totó saberá que sua mãe está na cidade depois que Agnello (Daniel de Oliveira) perguntar se ele já a conheceu. Ele irá atrás de Bete no hotel em que ela está hospedada sem que ela o esperae. Totó logo irá se apresentar, estendendo a mão para um seco cumprimento. O camponês ainda dirá para a mãe que não irá se demorar no encontro, apesar de Bete não entender sua pressa.

- Você sabe que eu não fui culpada - dirá. - Eu jamais me separaria de você.

Bete então vai se aproximar de Totó, na tentativa de lhe dar um abraço, mas ele, desprezando a mãe, irá se afastar. Ao perguntar para o filho se ela não pode tocá-lo, o camponês dirá que não está ali para isso.

- Vim pedir a senhora que volte para o seu país e deixe a gente em paz - dirá Totó.

O camponês irá falar como é diícil amá-la, principalmente porque não a conhece. Bete dirá ao filho que não está lhe pedindo isso, apenas que ele compreenda sua situação, tão vítima da covardia do marido quanto ele.

- Não me negue o direito de te amar - pedirá Bete.

Totó, no entanto, ficará irredutível aos apelos e às lágrimas da mãe, e dirá que não quer que ela conheça seus filhos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

RECORDAR É VIVER "CELEBRIDADE"


uma novela de
GILBERTO BRAGA

escrita por
GILBERTO BRAGA
LEONOR BASSÈRES
SÉRGIO MARQUES
MÁRCIA PRATES
MARIA HELENA NASCIMENTO
DENISE BANDEIRA
ÂNGELA CHAVES
e
RICARDO LINHARES
(a partir de janeiro de 2004, apos a morte de Leonor Bessères)

direção de
AMORA MAUTNER
VINICIUS COIMBRA


diração geral de
DENNIS CARVALHO
MARCOS SCHECHTMANN

direção de núcleo
DENNIS CARVALHO

de 13/10/2003 a 26/06/2004

221 capitulos

elenco (ordem de abertura)

MALU MADER
MARCOS PALMEIRA

CLAUDIA ABREU
FÁBIO ASSUNÇÃO

DEBORAH EVELYN
MÁRCIO GARCIA

DEBORAH SECCO
MARCELO FARIA
ANA BEATRIZ NOGUEIRA
TAUMATURGO FERREIRA

ISABELA GARCIA
ROBERTO BOMFIM
DANIEL DANTAS
BRUNO GAGLIASSO

PAULO VILHENA
JULIANA KNUST
JULIANA PAES
HENRI CASTELLI

OTÁVIO MULLER
KADU MOLITERNO
LAVÍNIA VLASAK
ROBERTO PIRILLO
SÉRGIO MENEZES

ANDRÉ BARROS
BRUNO FERRARI
NORMA BLUMM
NELSON DANTAS
BRUNO ABRAHÃO

MARCELO LAHAM
THÉO BECKER
OSWALDO LOUREIRO
CARLOS EVELYN
JAIRO MATTOS

ALEXANDRE MORENNO
CARLA FAOUR
NILDO PARENTE
DÉBORA LAMM
MARCELO VALLE

CRISTINA AMADEO
MICHELE VALLE
JANAÍNA LINCE
SHERON MENEZES
JOANA LIMAVERDE

ANTONIO PITANGA
ADRIANA ALVES
FÁBIO ARAÚJO
LUIZA VALDETARO
PAULA PEREIRA

atores convidados
JÚLIA LEMMERTZ
ALEXANDRE BORGES
NATALIA THIMBERG
THIAGO LACERDA


HUGO CARVANA
como LINEU

GRACINDO JUNIOR
como UBALDO

NÍVEA MARIA
como CORINA

Ambientada no Rio de Janeiro, a novela aborda temas como o jornalismo de celebridades, o alpinismo social e a busca da fama. A trama tem como eixo central a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e invejosa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa.

Na verdade, Laura é uma arrivista, que não quer apenas tomar tudo da outra, mas transformar-se em uma nova Maria Clara, ao estilo de "A Malvada" (All about Eve), produção americana de 1950, dirigida por Joseph Mankiewicz. Neste filme, Eve (Anne Baxter) é uma candidata a atriz que se apresenta como moça modesta, consegue a confiança de uma grande estrela (Bette Davis) e depois começa a revelar uma ambição sem limites. Em "Celebridade", a razão do ódio de Laura pela patroa é que ela é filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável. Maria Clara, porém, sempre acreditou que a música Musa de Verão fora composta por seu ex-noivo Wagner em sua homenagem.

- Para realizar o plano de destruir a rival, Laura conta com a ajuda de Marcos (Márcio Garcia), seu amante e cúmplice. Eles começam a trabalhar, respectivamente, como assistente e motorista de Maria Clara, e aos poucos vão se infiltrando na vida da “celebridade”. A dupla de vilões Laura e Marcos - a “Cachorra” e o “Michê”, como eles se chamavam mutuamente - deu o que falar. Muitos compararam os dois personagens ao casal Maria de Fátima e César, vividos por Glória Pires e Carlos Alberto Riccelli em "Vale Tudo".

Laura se alia também a Ubaldo Quintela (Gracindo Júnior), seu padrasto e verdadeiro autor da música que fez tanto sucesso. Em liberdade condicional, depois de passar 15 anos preso pelo assassinato de Wagner – por ele ter roubado a autoria de sua canção -, Ubaldo agora quer se vingar da rica produtora e de seu patrocinador, o todo-poderoso empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), amigo nos tempos de juventude e atualmente dono de um império de comunicação.

O grupo Vasconcelos, presidido por Lineu, controla publicações como a revista de celebridades Fama, e banca os eventos musicais produzidos por Maria Clara no Espaço Fama. Ubaldo sabe que Lineu foi o responsável por sua prisão, e acredita que ele e Maria Clara enriqueceram às suas custas. A autoria da canção Musa de Verão foi roubada por Wagner, noivo de Maria Clara, com a cumplicidade do irmão dele, Ernesto (Roberto Pirillo), e Lineu tirou proveito da tramóia. A música havia sido composta por Ubaldo para Marília (Alessandra Negrini), mãe de Laura.

Ao saber da verdade sobre a autoria da música que lhe rendeu tanto dinheiro, Maria Clara abre mão de todos os seus bens, passando-os para o nome de Ubaldo. Com isso, Laura, como filha reconhecida de Ubaldo, assume a produtora e todos os negócios da Mello Diniz e passa a morar na mansão de sua rival, junto com Marcos, a avó Hercília (Norma Blum) e o padrasto. A partir de então, há uma reviravolta na trama: Maria Clara descobre todas as armações de Laura e, além de lutar para reconquistar seu espaço no mercado da música, passa a ter como objetivo desmascarar a moça. Maria Clara abre, então, com a ajuda dos amigos, uma casa de samba no Andaraí, o Sobradinho, que logo se transforma em um grande sucesso.

Em seus percalços, Maria Clara tem ainda de enfrentar Beatriz (Deborah Evelyn), filha de Lineu, moça mimada e egoísta, casada com o cineasta Fernando Amorim (Marcos Palmeira), e que não mede muito as conseqüências quando está em jogo o risco de perder o marido. De volta ao Brasil após anos morando na Europa, a relação do casal mostra sinais de desgaste. A fragilidade da relação aumenta quando os dois precisam lidar com o trauma da perda do filho Fábio (Bruno Ferrari), que morre após sofrer um acidente numa corredeira. Maria Clara conhece Fernando por acaso, apaixona-se por ele e é correspondida. Os dois vivem um romance cheio de idas e vindas, devido às armações de Beatriz, que conta com Laura como aliada.

Outro grande vilão da história é o ambicioso e inescrupuloso Renato Mendes (Fábio Assunção), editor da revista Fama e sobrinho de Lineu, que sonha um dia assumir a presidência do Grupo Vasconcelos. Renato se envolve com Laura, que vê nele um aliado a mais para destruir Maria Clara. Quando se dá conta de que está sendo usado por Laura, Renato arma uma vingança: com imagens comprometedoras nas mãos, ele a chantageia, os dois se casam contra a vontade da vilã, e o editor transforma sua vida em um inferno. Renato chega a colocar seguranças 24 horas por dia vigiando a mulher, obriga-a a fazer o que ele quer e a manda dormir em um colchonete no chão do quarto. Tempos depois, Laura vira o jogo, e é Renato quem vai para o colchonete. A dupla de malvados fez grande sucesso. Também é através de Renato Mendes – e de jornalistas que trabalham na revista Fama – que o autor aborda a relação dos famosos com a imprensa.

A certa altura da trama, Lineu é assassinado e diversos personagens passam a ser suspeitos do crime. O mistério “Quem matou Lineu Vasconcelos?” só é desvendado no último capítulo, após a morte de outro personagem, o jornalista Queiroz (Otávio Müller).

Laura confessa ter matado Lineu porque ele lhe roubara as provas que confirmariam a autoria de Ubaldo na música Musa de Verão. Antes, porém, ela tenta dar sua última cartada, seqüestrando a filha de Maria Clara e Fernando. Encurralados pela polícia, Laura e Marcos acabam mortos por Renato Mendes, que também tem suas falcatruas reveladas e é preso. Sua prisão estampa as capas das revistas e jornais.

O núcleo de personagens ambientado no bairro do Andaraí, na zona norte do Rio, é responsável pelos momentos cômicos da história. Nele, destacam-se Darlene (Deborah Secco) e Jaqueline Joy (Juliana Paes), manicures do salão de Salvador (Roberto Bomfim), que vivem em busca da fama. Por meio das duas, que utilizam qualquer artifício para conseguir uma notinha nas revistas e colunas sociais, o autor aborda com bom humor a corrida dos anônimos por um lugar ao sol no mundo das celebridades. Apesar de amigas, Darlene e Jaqueline disputam o amor do bombeiro Vladimir (Marcelo Faria) que, ao contrário delas, detesta ser o centro das atenções. Ele passa a novela tentando recuperar seu cargo, já que tinha sido expulso da corporação após ter algumas fotos, em que aparece somente de sunga, publicadas em uma revista gay. Vladimir fez as fotos ignorando sua utilização. Por conta deste personagem, bombeiros de verdade que haviam posado para o calendário Heróis do Rio – publicação com fotos posadas de integrantes da corporação estadual – fizeram uma participação na novela, e o capitão José Albucacys, na vida real, virou celebridade instantânea.

As trapalhadas de Darlene para ficar famosa movimentam vários núcleos da novela. Uma delas envolve o famoso nadador Caio (Théo Becker), irmão de Renato Mendes. Ele morre durante um treinamento, e a manicure tem uma idéia que considera brilhante: inventar que está grávida do rapaz. Para viabilizar seu mirabolante plano, Darlene consegue fazer com que Tadeu (Alexandre Morenno) a ajude a roubar de uma clínica o sêmen congelado de Caio. Acontece que Tadeu se atrapalha e troca as ampolas, e Darlene acaba fazendo uma inseminação artificial com o sêmen de Tadeu. Resultado: certa de que alcançará a tão desejada fama como mãe do filho do nadador, ela dá à luz gêmeos negros como Tadeu, os “bombonzinhos” – como Darlene passa a chamá-los – Marlin (Wellington Luã) e Darlin (Mileni dos Santos).

A sacoleira Eliete (Isabela Garcia), irmã de Vladimir e amiga de Maria Clara desde os tempos de escola, foi outra personagem que se destacou no núcleo do Andaraí, atingindo em cheio o gosto dos telespectadores por conta de seus traços populares. O trambiqueiro Nelito (Taumaturgo Ferreira) e a fútil Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira), irmã de Maria Clara, com os quais Eliete formou um triângulo amoroso, também caíram no gosto popular.

O drama do carente e solitário Inácio (Bruno Gagliasso) também merece destaque. Filho mais velho de Beatriz e Fernando, o rapaz sofre com a rejeição da mãe, principalmente depois da morte do irmão Fábio, pela qual se sente culpado. Os motivos dessa rejeição só são revelados nos últimos capítulos, quando se descobre que ele, na verdade, é fruto de uma relação que Beatriz teve com o primo Renato antes de se casar com Fernando, somente para engravidar e assegurar o casamento com o futuro marido. Inácio vive um triângulo amoroso com a centrada Sandrinha (Juliana Knust) e o irresponsável Paulo César (Paulo Vilhena).

O alcoolismo do personagem Cristiano Reis (Alexandre Borges) foi o tema escolhido pelo autor para a realização do merchandising social na novela. Cristiano é um jornalista de grande sucesso, versado em cultura brasileira e MPB, viúvo, que vê sua carreira ir por água abaixo após se entregar à bebida por não suportar a morte da mulher. Ele consegue se reerguer com a comovente ajuda do filho Zeca (Brunno Abrahão) e o amor discreto de sua vizinha Noêmia (Júlia Lemmertz), passa a freqüentar um grupo de alcoólatras anônimos e acaba virando diretor da revista Contemporânea, outra publicação do grupo Vasconcelos. Cristiano enfrenta na justiça o mau-caráter Renato, irmão de sua falecida mulher, que disputa com ele a guarda de Zeca porque, na verdade, quer administrar a fortuna que o garoto herdou da mãe. O embate entre Cristiano e Renato também levanta outra discussão, a que contrapõe ética à falta de escrúpulos no jornalismo.

Celebridade chegou ao fim com vários casamentos e a punição dos vilões. Maria Clara e Fernando ficam juntos, enquanto Beatriz, após descobrir a verdadeira face de Laura, reconhece que perdeu Fernando e viaja sozinha para a Europa. Inácio vence sua fragilidade, perdoa a mãe por tê-lo rejeitado e termina ao lado de Sandra. Darlene desiste de correr atrás da fama e se casa com Vladimir, que é reincorporado ao cargo e transformado em celebridade por seus atos heróicos. Jaqueline fica com o fotógrafo Bruno (Sérgio Menezes). O casal Cristiano e Noêmia também tem final feliz, assim como Eliete e Nelito. Ana Paula, após muitas armações para continuar rica, acaba vendendo roupas e objetos no Andaraí, juntamente com Yolanda (Nathalia Timberg), a avó trambiqueira de Renato Mendes.

Memória Globo.