Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de março de 2010

CAMA DE GATO, O FIM




Cama de Gato chega nesta semana a sua reta final, a partir da próxima segunda-feira serão apenas 03 semanas para o fim de uma novela que definitivamente vai marcar época devido a todos os elementos que a cercaram ao longo dos quase 06 meses de exibição.

Ainda não quero fazer um balanço geral, pois isso só é possível após a exibição do último capítulo, em 09 de Abril, mas é preciso lembrar um dos principais elementos e, porque não, o grande diferencial do folhetim em comparação com qualquer outro no horário das 6 – até em outros horários se pensarmos melhor – as viradas.

Uma novela até certo ponto curta, cerca de 160 capítulos serão exibidos até o fim, quando a média do horário é um pouco maior, e ainda assim capaz de realizar tantas viradas que, em determinado ponto da trama, não era possível perder um único capítulo para não perder uma grande mudança no histórico dos acontecimentos.

O folhetim já começou com uma grande virada ao deixar o milionário empresário Gustavo Brandão (Marcos Palmeira) sem nada, tido como morto e tendo de enfrentar uma incrível jornada na tentativa de recuperar todo seu patrimônio. A partir daí, inúmeras viradas ocorreram: Gustavo aparecendo para Rose (Camila Pitanga); Gustavo e Rose namorando; Alcino (Carmo Della Vecchia) se casando com Verônica (Paola Oliveira); Alcino descobrindo as tramóias de Verônica; Verônica descobrindo que Gustavo estava vivo; Alcino sendo preso acusado dos crimes contra Gustavo; Gustavo recuperando tudo; Verônica tentando separar Rose de Gustavo; Gustavo descobrindo que Verônica era a grande vilã; Verônica sequestrando Gustavo; Gustavo se livrando de Verônica; Verônica sendo presa e, mais recentemente, Rose dividida entre Gustavo e Alcino.

Apenas no núcleo principal, em tão pouco tempo já tivemos todas estas viradas e todas – sem exceção – mudaram completamente os rumos dos 04 protagonistas da novela. A próxima virada ocorre a partir de segunda-feira, quando Verônica coloca seu plano em prática e consegue fugir da prisão para começar a aterrorizar os seus inimigos e também os ex-aliados.

Nunca antes uma novela das 6 teve um ritmo assim, tão agitado, com tantos acontecimentos simultâneos, tantas viradas, tantas rumos sendo modificados e tudo se encaixando perfeitamente, sem nada parecer forçado, sem nenhuma peça falhar. Esse ritmo lembra muito o de A Favorita, primeira novela da história da TV a não ter nenhuma barriga. Cama de Gato repete o ingrediente e mais uma vez funcionou – e bem.

Com certeza outras mudanças ocorrerão nas próximas três semanas e como a dupla de autoras Duca Rachid e Telma Guedes parece estar muito inspirada, o grande negócio é não perder nada até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário